Desdentada aos 40 - problema nas gengivas!
O mês passado não foi fácil em termos de saúde...e começou com este diagnóstico.
Andava eu com dores de dentes/ouvidos a pensar que seria uma típica cárie quando a dentista me falou que sofria de gengivas sensíveis, aconselhou-me a fazer um raio x a toda a boca para ver até onde as bactérias teriam penetrado. Ou seja, o diagnostico de desdentada aos 40 (agora tenho 34), como eu entendi, vinha por as bactérias penetrarem até ao nervo, fazendo os dentes abanar e por consequência caírem.
Mas na internet no site Minha saúde:
Gengivas sensíveis são um sinal de alerta para você redobrar os cuidados com a saúde bucal. Sintoma característico da gengivite, a inflamação da gengiva pode comprometer um ou mais dentes.
Os cuidados devem ser redobrados, porque a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação. Ela provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, mobilidade e perda dos dentes.
A periodontite é causada quando a gengivite não é tratada ou quando o seu tratamento é adiado. Os quadros infecciosos e inflamatórios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo.
A periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência.
Sintomas
- Mau hálito
- Gengivas com aspeto vermelho vivo ou arroxeado
- Gengivas com aspeto brilhante
- Gengivas que sangram com facilidade (principalmente durante a escovação)
- Gengivas sensíveis ao toque, mas que não doem de outra forma
- Dentes soltos
- Gengivas inchadas
(...)
Prevenção
(...), é importante fazer a limpeza dos dentes cuidadosamente e isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para remover o acumulo de placa e tártaro dos dentes.
A higiene oral rotineira, cuidadosa e caseira é necessária após a limpeza dentária profissional para impedir mais destruição. O dentista demonstrará melhores técnicas de escovação e ensinará o uso correto do fio dental. Recomenda-se que os pacientes com periodontite façam limpeza dentária profissional mais de duas vezes por ano.
Descobri que metade da população sofre disto...suponho é que não precisava se estivéssemos conscientes dos cuidados fundamentais a ter com a boca e dentes.
Acho que estava num estado tal que trouxe uma pasta/gel, uma escova de tipo macia e um elixir especifico ( e menos uns euros claros). Lavagem 3 vezes por dia, escovagem de 3min e bochechar durante 1min. No inicio do tratamento, o sabor salgado deixou de ser detetado, o que me fez muita confusão quando cozinhava, quando comia um simples pão...não tinha qualquer sabor...Agora quase ao fim de um mês já não noto muita diferença no sabor:)