Do que trata o livro Poupar só 12 dias por ano!
A poupança é uma preocupação constante aqui por casa...bem como o controlo dos gastos.
Não gastar mais que aquilo que se ganha é um dos princípios base...mas por vezes é dificil...quando surge uma despesa inesperada.
Daí, a pesquisa e o interesse pelo assunto da gestão do dinheiro passou a ser também uma constante.
As 4 perguntas que estão na capa do livro e saber responder, era o que mais me importunava...
- como poupar?
- porquê poupar?
- quanto poupar?
- quando poupar?
A resposta ao como poupar é a que ocupa mais páginas...talvez a mais dificíl de conseguir responder...mas encontrei alguns métodos e técnicas pela internet bem interessantes e fáceis de aplicar.
No porquê poupar herdei a ideia da mãe para qualquer eventualidade trágica: a morte do marido que é a maior fonte de rendimento da casa, um problema de saúde grave...Hoje percebo que é importante poupar para essas e outras eventualidades, mas sobretudo para vivermos descansados durante estes nossos anos de vida agitados e gozar esse descanso mais tarde.
No quanto poupar eu achava que era tudo o que se pudesse e sobrasse no fim do mês...Mas passava o tempo todo obcecada com essa ideia sem ter o prazer de me dar um mimo ou aos que gosto. E afinal, estando as contas organizadas há um valor ideal de poupança e com isto quando gasto não há remorso!
Em resposta ao quando poupar, acho que sem critério nenhum fazia quando sobrava...Agora não o fazemos assim, há um dia para poupar por mês e o que sobrar no fim do mês poupa-se mais ou gasta-se mas com sentido no que se precisa mesmo!
Se também tens curiosidade neste tema, não deixes de participar no projeto de crowdfunding....por 5€ já podes receber este livro em formato digital...mas há outros montantes com outras ofertas.
Sabe mais clicando aqui.
Obrigada a todos que participarem contribuindo neste projeto.