Em tempo de pandemia dedicamo-nos ao Geocaching!
Com os garotos sem sairem de casa...com os adultos só a sair para trabalhar e sem grandes visões de férias, lembrei-me de algo que uma colega de trabalho (Ana Duarte és mesmo tu:P) fazia há uns anos atrás --- Geocaching! Assim que apresesentei a ideia ao marido foi logo aceite...os garotos não perceberam nada até começarmos a ir atrás das caches!
Para quem não sabe o que é o Geochaching pode ver este vídeo ou ir ao site aqui.
Basicamente há geocaghers que escondem caixas, caixinhas, emabalagens, e afins em algum lugar e regista as suas coordenadas na app/site para que outros a possam encontrar e registar o momento com o seu nome...há geocahes também onde podemos deixar um objeto e levar o que lá está...infelizmente ainda não encontramos dessas!
Depois disto sacar a App para o smartphone e procurar pela geocache no local que entender.
Mas porque fazer geocahching? Este site apresenta 8 razões:
1. Aumenta a imunidade
2. Alivia o stress
3. Aumenta sua criatividade
4. Melhora a memória
5. Aumenta saúde mental
6. Motiva a atividade física
7. Promove o Eustress (stress positivo)
8. Reduz os sintomas da depressão
Eu ainda acrescentaria
GRATUITO!
Viajar com um sentido!
Passar tempo a planear!
Conhecer locais!
O que necesário levar/ter?
- smartphone com dados móveis ou bússola e prévias coordenadas
- caneta
E a conselho meu..roupa suplente no carro ou mochila e comida!
A nossa primeira aventura foi por trilhos...nunca antes trilhados por nós...em Açores - Albergaria-a-Velha/Aveiro. De 3 caches que tinhamos traçado encontrar, apenas não demos com uma...Mas demos com um riacho do qual os garotos puderam molhar os pés e a roupa toda! Lanchámos assim junto ao rio e descansamos um pouco.
A segunda aventura foi visitar um moinho de água em Fontão - Albergaria-a-Velha...ou seja só soubemos da existencia do moinho por estar lá uma geocache...infelizmente não encontramos! Mas com o moinho os garotos viram galinhas e pintainhos, uma porca e os seus 3 porquinhos...tudo gratuito e coma gentileza de um senhor a mostrar as redondezas e como transformava o milho em farinha.
A terceira aventura, como iniciava-se o verão fomos até à praia da Barra/Ílhavo e por lá 3 caches mesmo em jeito...uma delas escondida muito bem e bem original!
O plano agora é escolher um sitio uma vez por semana para visitar, conhecer e "apanhar" umas caches! Quando já tivermos apanhado 20, poderemos ser nós a esconder e acho que os garotos vão adorar essa fase!!!