Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OrganizaTE in Trio

Um blog para a partilha de dicas relativamente à organização de Casa, Tempo e Finanças e como isso pode contribuir para a nossa felicidade!

Grastroenterite...por aqui o pão nosso!

Há uns fins de semana atras voltamos a sofrer desta maleita....começou na Sexta com a Gabriela a vomitar as 3h, eu as 6h com diarreia...o Gustavo no sábado com diarreia, o marido e a sobrinha com enjoos e dores abdominais no Domingo e termina na Segunda com a minha irmã a vomitar e dores!

 

Já houveram alturas que até desmaios houve na família - o cunhado!

 

Resumindo uma verdadeira chatice, por isso para quem desconhece e tem filhos prepare-se! No nosso caso só começou quando a Gabriela passou a ir para o infantário e por falta de informação não lhe demos nenhuma das vacinas que por aí andam - Rotavirus e Rotarix - custam à volta de 55€ se não estou enganada

 

 A vacina não é milagrosa, o Gustavo apanhou-a e também sofre de gastroenterites desde os 5 meses...mas tendem a ser muito mais suaves os sintomas!

 

info-gastroenterite-viral.jpg

 

Assim do site Saude Cuf

Grastroenterite

 

O termo “gastroenterite” refere-se a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares, e as queixas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos.

 

A gastroenterite é um problema bastante comum na infância e em crianças pequenas. As crianças até aos 3 anos têm, em média, 1 a 2 episódios por ano, com um pico de incidência entre os 6 e os 23 meses. A diarreia tem habitualmente duração média de 5 a 7 dias.

 

(...)

 

Cerca de 40% dos casos de diarreia nos primeiros 5 anos de vida devem-se ao Rotavírus e 30% a outros vírus. Em 20 a 30% são identificados agentes bacterianos (Salmonella, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolítica, E. coli enteropatogénica ou Clostridium difficile).

 

Quais os sintomas da Gastroenterite?

 

Os sintomas principais da gastroenterite são diarreia e vómitos.

 

Pode ainda ocorrer dores de barriga, febre e dores de cabeça.

 

Os sintomas geralmente duram apenas alguns dias, mas podem durar até uma semana.

 

Como se trata a Gastroenterite?

 

O tratamento da gastroenterite passa pela ingestão de bastantes líquidos, sobretudo água, para evitar a desidratação.

 

É importante não ficar sem comer, se possível. À medida que os sintomas melhoram, o doente pode incluir na dieta, gradualmente, comidas moles, como cereais cozinhados, bananas, arroz, compota de maçã ou pão torrado.

 

Não acrescento mais nada...diz-me a experiencia que as medidas de higiene mesmo aplicadas o melhor que sabemos nunca funcionam! Passa a todos que entrarem em contacto com as pessoas infetadas!

 

Que ninguém sofra disto!!!!

1 comentário

Comentar post