Poupança...divertida por envelopes?!
Sigo uma youtuber norte-americana (The Budget Mom) que faz poupança usando o método dos envelopes...
Basicamente é definir as categorias e orçamento para cada uma delas, colocando o dinheiro que entendemos ser necessários e NãO GASTAR MAIS do que aquilo que está no envelope.
A par com isto usa envelopes para poupança a médio prazo, isto é, planeando um custo como o regresso às aulas, cria um envelope para esse efeito e todos os meses põe um pouco para depois quando chegar o momento tenha a poupança feita.
A copiar esta forma de poupança começamos no início de Março estes envelopes:
Casa - Manutenção, IMI, Seguro multirriscos
Garotos - Roupa, Poupança universidade, Campo de férias
Restaurante/Pastelaria - definindo um orçamento por mês e o que não se gasta passa para o mês seguinte
Saúde - emergências, pois de restante temos seguro de saúde :)
Aquecimento - para inverno 2020/2021
Carro e mota - Seguros e manutenção
Cães - veterinário
Outra coisa que ela faz é ir pintando para que visualmente seja percetível o estado da poupança...e porque, acho eu, seja divertido!
Infelizmente com o COVID_19 e o facto de estarmos em casa os nossos salários vão baixar pelo que ainda não sei bem se conseguiremos manter esta poupança mensal, pensando no anual...mas outra coisa que nos salva a nós e muita gente é o subsidio de natal e de férias...pelo que senão formos conseguindo por mês colocar o dinheiro indicado nos envelopes, nessa altura o faremos com certeza!
A par com esta organização dos envelopes há esta folha a preencher no inicio do mês com a distribuição total dos rendimentos:
Pode parecer complicado mas é só no inicio de cada mês organizar as finanças. Eu cá adoro...explicando um pouco:
Rendimentos - Todo o dinheiro que entra, salários, ticket, abono, vendas olx, outros rendimentos...
Despesas por débito direto - todas que sejam pagas através do banco e por consequência deixar lá o dinheiro
Envelopes mensais - no nosso caso, itens como gasolina, hipermercado, escola garotos, ração e medicação dos cães, outros...
Envelopes poupança - conforme os que estão acima:)
Dívidas - aqui um envelope ou vários com o intuito de pagar a dívida num curto/médio prazo.
Extra poupanças - depois de todo o dinheiro distribuído é fazer um (ou vários) envelope(s) com poupanças extra...tipo aquela viagem!