Pré-Quarentena - Covid_19
As escolas fecharam e assim viemos para casa...
Acho que ninguém supunha o que aí vinha...o que ainda virá...(exceto o marido que há meses que fala nisto)!
No dia 12/03 soubemos que as escolas iriam fechar...Começou a corrida louca aos hipermercados a nível nacional, e eu bem que entendi!!! Falavam em 1 mês em casa com as crianças então fui daquelas malucas a gastar rios de dinheiro no hipermercado e a trazer 48 rolos de papel higiénico...tudo porque este mês de Março, um dos objetivos era gastar tudo o que tinha em casa em termos de mercearia e cumprir rigorosamente o orçamento de 400€/mês (4pessoas),ou seja,tinha a despensa meio que para o vazio... O objetivo foi-se...
Ainda antes das escolas fecharem o meu trabalho já tomava medidas de prevenção e contenção, formações canceladas, sala de quarentena, gel desinfetante, alertas e alertas por email...já não estou a trabalhar desde o dia 13/03 e têm sido impecáveis...isto porque virou uma salsanhada de ideias que ninguém sabe muito bem o que vai acontecer e por consequência, o que fazer. Vivemos estes tempos em que basicamente decidimos ao dia.
O governo declarou que um dos progenitores poderia ficar em casa com as crianças e ser remunerado a 66% (33% estado + 33% empregador), estranhamente somente até dia 29/03 porque depois disso seriam as férias de Páscoa.
Da junta de freguesia ligam-me a informar que os campos de férias estariam cancelados e assim ficámos sem entender estas medidas de apoio, curtas muito curtas...nós por aqui somos especialistas em ficar em casa..todos sabemos que comemos muito mais certo?! A receber menos, crianças em casa...nervos, stress e ansiedade?! Tudo para a desgraça financeira e psíquica!
https://www.tiktok.com/@agorasomos7/video/6806646100309576966
(só para o fun)
Dois dias depois de estar em casa com os garotos, a cumprir com alguma lógica o programa feito por nós no fim de semana...o marido a fazer do escritório quarto de quarentena, roupa a lavar todos os dias, luvas, máscara, álcool, termómetro em acção...
Eis que chega a decisão da empresa do marido encerrar de 18/03 a 29/03. Assim, eu perdi o direito a estar em casa, mas que sentido fazia e faz uns estarem resguardados e outro exposto?! Eu a trabalhar no comércio? Pus férias até novas indicações do governo, que chegaram na quinta-feira dia 19/03. Muitas lojas e espaços fecharam por auto-recriação...os shoppings ao contrário do que acharíamos estavam surpreendentemente vazios.. A partir do dia 20/03 fechou então a loja onde trabalhava...agora colocava-se a questão do que fazer...foram me dadas várias opções! Sei de outros colegas, insígnias sem opções nenhumas...por exemplo a fábrica do marido decidiu 4 dias para banco de horas e 4 dias de férias. No meu caso poderia escolher:
- continuar a trabalhar, mas a loja a porta fechada
- criar banco de horas
- gozar férias
- lay-off e receber a 75%
Isto até dia 10/04, altura em que será reavaliado.
O estado de emergência no país em vigor até dia 02/04.
As escolas não saberemos novidades até dia 09/04.
A EDP sem se pronunciar se apoiará as famílias, a ADRA idem...nem quero ver as contas em Abril!
E andamos assim, os 4 por casa (e dois cães)...à espera que tudo passe...tudo volte à normalidade...#sóquenão!